atletas

Yoga para atletas: Como a prática de Yoga pode melhorar o desempenho atlético e prevenir lesões

A prática de Yoga já é em pessoas normais uma grande aquisição para o bem-estar físico e mental, porém ela vem sendo muito utilizada também em atletas de alto rendimento para que estes tenham uma melhora em suas performances, mostrando ser uma técnica bem eficaz.

O Yoga tem muitos benefícios físicos e mentais que podem melhorar o desempenho de um atleta. Além de ajudar a aliviar o estresse, melhorar o relaxamento após o treino e definir padrões de sono saudáveis que são fundamentais para uma performance atlética, o Yoga também vem se mostrando um aliado para o descanso após o esforço excessivo.

Aumentando a flexibilidade e a força física e mental fundamentais para competições de alto nível, o Yoga vem se mostrando um aliado importantíssimo nos treinos de grandes atletas.

Estudos foram realizados com diversos atletas em várias modalidades, como atletismo, futebol, basquete e hockey, e chegaram a conclusões alarmantes de como os atletas que praticavam uma rotina rigorosa de Yoga acabavam tendo um desempenho consideravelmente superior aos que não praticavam, sugerindo que a pode melhorar seu desempenho em esportes que exigem equilíbrio e flexibilidade.

estudos mostram que o Yoga

Outros estudos mostram que o Yoga ajuda também aos atletas de esportes que não necessariamente possuem alta performance, como tiro e dardo. Os atletas que praticavam Yoga tiveram melhoras em sua precisão, ato fundamental para estes tipos de esporte.

Com o corpo e mente equilibrados a probabilidade de lesões também diminui, já que o foco do atleta passa a ser maior, gerando menos probabilidades de um problema muscular, por exemplo.

Vinyasa, Hatha, Ashtanga, Iyengar e Yin são algumas das poses que se mostraram eficazes para os atletas que as praticam, demonstrando bons resultados com um treino regular e disciplinado.

Conclusão

Mais do que um benefício para o corpo, o uso do Yoga para atletas, principalmente os de alta performance, tem se mostrado um aliado para o descanso mental e a concentração antes de disputas, algo que sabemos que em muitos casos é tão o mais crucial do que o bem-estar corporal, pois estar preparado para a pressão é fundamental.